Inicio
Amsterdam
Assis
Atenas
Barcelona
Bath
Berlin
Biarritz
Blackpool
Bordeaux
Bratislava
Brighton
Brugge
Bruxelas
Budapeste
Cambridge
Cardiff
Chamonix
Chester
Copenhagen
Dusseldorf
Edinburgh
Estocolmo
Firenze
Frankfurt
Glasgow
Grenoble
Heildelberg
Helsinque
Innsbruck
Inverness
Istambul
Koln
Liechtenstein
Lisboa
Liverpool
Londres
Luxemburgo
Madri
Manchester
Milano
Monaco
Moscou
Munique
Nice
Oslo
Oxford
Paris
Portsmouth

Praga
Reims
Roma
Rouen
Salzburgh
San Malo
Sao Petersburgo
Talin
Toulouse
Varsovia
Veneza
Viena
Winchester
York
Zurich

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

Banhada pelo rio Reno, Düsseldorf é uma cidade histórica, com 700 anos. Mas ao mesmo tempo, sua silhueta dominada pela torre Rheinturm lhe dá um aspecto futurista inconfundível. É um lugar onde construções históricas se mesclam com o dinamismo de uma metrópole onde se estabeleceram 3.000 empresas de mais de 50 países. Uma cidade que aprendeu a misturar na dose certa o ritmo acelerado dos negócios diurnos com o prazer de uma boa bier no final da tarde. Não pretendíamos visitá-la, mas decidimos na última hora incluí-la em nosso roteiro, e não ficamos decepcionados.

   

A área central é a mais atraente da cidade. Ela é relativamente pequena, e pode ter seus principais pontos turísticos percorridos em dois ou três dias. Ao lado, imagem do coração da cidade, a Burgplatz, situada frente ao prédio da Rathaus, a prefeitura. Sua caminhada pela cidade pode começar por aqui. Boa parte do centro de Düsseldorf é área exclusiva de pedestres.

O retângulo compreendido entre a margem do Reno, Avenida Konigsallee, ruas Fritz Roebber e Harold forma a Altstadt, centro histórico da cidade. Lá é onde fica a parte mais animada, com bares, restaurantes, e muito movimento. Nesta área destaca-se o relógio Schneider Wibbel (Altstadt, rua Schneider-Wibbel-Gasse), uma autêntica obra de arte, com grandes figuras humanas que se movem a cada hora, no melhor estilo artesanal da relojoaria alemã. As apresentações são diárias, às 11, 13, 15, 18 e 21 horas. 

 

Entre os pontos culturais mais importantes de Düsseldorf, e que merecem ser visitados, destacam-se o Goethe Museum (Jacobistrasse 2, onde se pode conhecer a vida e obra deste grande poeta alemão), Kunstmuseum (Ehrenhof 5, com exposições de arte européia desde a idade média), Löbbecke Museum (Kaiser Strasse 380, com exposições de ciências naturais e aquário) e Kunstammlung Nordheim Westfalen (Grabbenplatz 5, com diversas coleções de arte). Visite também o Stadtmuseum (Berger Allee 2, história e desenvolvimento da cidade). Ao lado, uma das ruas centrais de Dusseldorf.

 

Quando sair da parte central siga o roteiro de pedestres conhecido como Rheinuferpromenade, que consiste numa área de pedestres junto ao rio Rhein. Lá, entre os prédios históricos, estão bares, restaurantes e outras atrações. Não muito longe, visite o Gefallene der 39er, memorial aos mártires de guerra, localizado próximo ao Tonhalle (na Mühlenstrasse 29).

 

A parte comercial da cidade situa-se bem próxima da Altstadt, ao longo das ruas Wallstrasse, Flingerstrasse e adjacências. Por aqui pode-se encontrar desde grandes lojas de departamento até pequenas butiques, vendendo desde objetos do dia a dia até curiosidades e artigos típicos para turistas. Outro trecho badalado de Düsseldorf é a rua Königsalle, considerada uma das passarelas mais elegantes da Europa, graças às suas diversas lojas renomadas. Merece destaque a galeria Kö, considerada a mais elegante da cidade. Ao lado, o canal que atravessa o coração de Dusseldorf.

 

Um dos pontos mais visitados pelos turistas é a região de Kaiserswerth, bairro antigo da cidade, com típicas construções que nos remetem ao passado de Düsseldorf. Outro local característico de Düsseldorf é o prédio do Tonhalle, localizado bem próximo da ponte Oberkassel. Antigamente este prédio redondo servia como planetário, mas hoje em dia é o local mais importante da cidade para realização de eventos que atraiam grandes multidões, como shows de bandas de rock ou apresentações de música clássica.

 

Imagem da moderna área junto ao porto, totalmente reconstruída após a guerra. Este conjunto arquitetônico transformou-se na principal referência da renovação urbana da cidade, mas em nossa opinião, o charme principal continua sendo suas tradicionais construções. Quem gosta de áreas verdes deve conhecer o Hofgarten, parque mais bonito da cidade. Este parque chegou a ser destruído quando esta região do Reno foi ocupada pelos franceses durante o século 19, mas Napoleão ordenou sua reconstrução ao estilo dos jardins ingleses. Atualmente o parque é ornamentado com diversas esculturas, e é um dos locais preferidos do pessoal daqui para banhos de sol.

 

São tantos os barzinhos e restaurantes pelas ruas da Altstadt que é até difícil escolher algum em particular. Praticamente todas as ruas desta parte da cidade são cobertas de mesas, onde o ponto em comum são pessoas animadíssimas, conversando e bebendo aquelas canecas de um litro de cerveja. A cerveja típica de região é conhecida como Altbeer e um dos acompanhamentos mais tradicionais é o Flöns (chouriço de sangue). Mas também há uma variedade incrível de lingüiças e salsichas, assim como batatas assadas de dar água na boca, geralmente acompanhadas com uma mostarda fortíssima. Embora seja quase impossível citar algum em particular, tal é a quantidade de bares e restaurantes, entre os mais tradicionais estão o Käfer (rua Konigssalle 60a), Im Gondenen Ring (Burgplatz 21) e Zum Schiffchen (Hafenstrasse 5) 

 

O marco mais importante de Düsseldorf é a torre conhecida como Rheinturm, com seus 234 metros de altura. É o melhor ponto das redondezas para se ter uma vista excelente de toda cidade e do rio Reno. Pegue o elevador e vá até sua cobertura, onde existem dois restaurantes. O mais elevado é giratório, mais elegante e também mais caro, ideal para um jantar romântico apreciando as luzes da cidade. Logo abaixo fica o outro restaurante, tipo auto-serviço, com preços mais atraentes. Eles estão abertos diariamente e mesmo quem não deseja uma refeição pode ir lá apenas para apreciar a vista. A Rheinturm é o ponto ideal para guardar, seja no paladar, nos olhos ou no coração, ótimas recordações da simpática e hospitaleira Düsseldorf.

 

A música dessa página é Oktoberfest. Para interromper sua execução clique em X (parar)

 


texto da imagem