Inicio
Amsterdam
Assis
Atenas
Barcelona
Bath
Berlin
Biarritz
Blackpool
Bordeaux
Bratislava
Brighton
Brugge
Bruxelas
Budapeste
Cambridge
Cardiff
Chamonix
Chester
Copenhagen
Dusseldorf
Edinburgh
Estocolmo
Firenze
Frankfurt
Glasgow
Grenoble
Heildelberg
Helsinque
Innsbruck
Inverness
Istambul
Koln
Liechtenstein
Lisboa
Liverpool
Londres
Luxemburgo
Madri
Manchester
Milano
Monaco
Moscou
Munique
Nice
Oslo
Oxford
Paris
Portsmouth

Praga
Reims
Roma
Rouen
Salzburgh
San Malo
Sao Petersburgo
Talin
Toulouse
Varsovia
Veneza
Viena
Winchester
York
Zurich

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

Percorrendo o interior da Inglaterra, decidimos visitar a costa oeste do país, e indo naquela direção não tínhamos como deixar de passar uns dias em Blackpool. Num país onde tudo é meio certinho e na hora certa, esta cidade tem um quê de transgressão - à moda inglesa claro - e representa um tipo de fuga da rotina, de prazeres carnavalescos ou algo assim. É o lugar onde os ingleses se soltam e ficam mais à vontade para se divertir. Tudo aqui lembra uma mistura de salão de jogo, carnaval e praia. E demarcando a silhueta desta cidade especial destaca-se sua imensa torre metálica, conhecida informalmente por aqui como a torre Eiffel da Inglaterra.

   

Fizemos esta foto no calçadão da praia, numa manhã de pouco sol. Este calçadão, conhecido como The Promenade, vai de uma ponta a outra da cidade. O Promenade e a Golden Mile são as regiões à beira mar, onde estão quase todos os hotéis, principais atrações, dezenas de restaurantes, bares e onde à noite acontece todo o agito da cidade. Ao contrário de certos lugares da Inglaterra que lembram história e tradição, Blackpool é uma cidade de espírito jovem e animado. Entre as diversas atrações da cidade ocupam posição de destaque Pleasure Beach, Sandcastle, Sea Life Centre e claro, o principal evento da cidade, conhecido como Illuminations.

 

Os parques de diversões construídos sobre piers à beira mar são uma antiga tradição Inglesa, e podem ser encontrados em várias cidades. Eram moda na Inglaterra de 1800, época da rainha Victoria, mas até hoje fascinam adultos e crianças. Blackpool tem três piers, sendo o mais tradicional o North Pier, ponto ideal para tomar sol, dar umas voltas em seu carrossel do século 19 ou então subir num helicóptero para sobrevoar a cidade. O Central Pier, que aparece nesta foto, é famoso principalmente graças à sua roda gigante, e o South Pier faz sucesso com sua fachada ao estilo circense e atrações para toda família. Todos os três piers tem vários restaurantes, lojinhas, música e muitas arcadas de jogos.

Vídeo: Blackpool (Pleasure Beach)

A torre de Blackpool é uma torre diferente, pois não foi construída sobre um gramado ou parque. A torre começa dentro de um prédio. A caminho dos elevadores que nos levam até o topo podemos visitar várias atrações do interior do prédio, como o Tower Aquarium, Dawn of Ages ride, Jungle Jim's adventure playground, Dinosaur Ride e Tower Circus, além do luxuoso salão de bailes em estilo Vitoriano, onde são organizadas as festas mais elegantes da cidade. Ao todo são 11 atrações diferentes num mesmo local, a começar pela privilegiada vista da cidade e seu litoral.

Video: Roda Gigante no Pier

Imagem feita a partir da torre de Blackpool, mostrando o litoral norte da cidade, durante a maré baixa. A altura da torre equivale a de um prédio de 55 andares. Esta é a parte mais movimentada da cidade, com diversas atrações por perto, como o aquário Blackpool Sea Life Centre, onde você caminha por um túnel de vidro entre tubarões e alimenta simpáticas raias. 

Vídeo: Visitando a Torre de Blackpool

A diferença entre as marés no litoral da cidade é muito grande. Batemos esta foto em frente ao South Pier, numa hora em que a maré estava baixa e era possível caminhar pelo areal da praia e até mesmo passar por baixo do pier. Logo adiante, no centro da Promenade, fica o Louis Tussaud's Waxworks, um museu de cera como só os Ingleses sabem fazer. Fica aberto da páscoa até fins de outubro e lá estão reproduções muito bem feitas de personalidades famosas de todo o mundo.

Quando a fome chegar vá até a Ambolyn Tea Rooms (Church Street) A melhor hora é pelo meio da tarde, quando são servidos os tradicionais chás Ingleses, recheados de bolinhos e doces ótimos. Para saborear um típico Fish and Ships (peixe acompanhado com batatas fritas, o prato mais popular da Inglaterra), vá ao Yorkshire Fisheries (Topping St) ou no The Cottage (Newhouse Rd). Boa comida Indiana, algo muito popular por aqui, é encontrada no Akash Tandoori (Topping St).

Vídeo: Blackpool

Passear pela avenida Golden Mile é a melhor forma de se divertir. Há dezenas de lojinhas alinhadas, vendendo camisetas, sorvetes, algodão doce, curiosidades típicas e muitos ingleses correndo atrás de um bronzeado, bem como turistas de outros partes da Europa. Blackpool é também um tipo de Las Vegas do litoral oeste Inglês, com dezenas de casas de jogo feéricamente iluminadas. Para compras os melhores pontos da cidade são os shoppings Hounds Hill Centre e Tower Shopping Centre. 

Na parte sul da cidade fica a Pepsi Max Big One, considerada a mais veloz montanha russa do mundo além de uma das maiores da Europa. Fica dentro do complexo Pleasure Beach, um parque bem em frente ao mar. Para se refazer da emoção da Big One nada como passar num pub e fazer uma refeição com uma cerveja lager geladinha, ou quem sabe uma bitter à moda Inglesa. Vá até o The Boardwalk (na Chapel Street), Gillespie's (Topping St) ou o Yates's Wines Lodge (em South Shore), que estão entre os melhores pubs da cidade.

Vídeo: South Pier e Praia de Blackpool.

Blackpool foi a primeira cidade do mundo a ter uma linha permanente de bondes elétricos. Isto foi em 1885. Como em diversas cidades da Europa, também aqui os Trams continuam em pleno uso. Eles são a melhor forma de passear ao longo dos 20 km de avenida frente ao mar. Geralmente entre setembro e novembro a cidade comemora a festa do Illuminations, quando a beira mar é toda enfeitada por milhares de luzes e painéis coloridos, ao estilo de um carnaval.

 

Durante os dias da Illuminations até os Trams são fantasiados. Os mais famosos são o Space Rocket e o Wild West Train, e todo mundo parece querer andar neles. Os primeiros bondes iluminados da cidade surgiram em 1897 para celebrar o jubileu da rainha Victoria. No ano seguinte estavam ainda mais iluminados. Daí por diante a tradição de fantasiar os bondes com luzes coloridas nunca mais cessou.

 

Já no longínquo ano de 1879 a cidade atraia turistas para sua temporada de verão. E atualmente, em pleno século 21, Blackpool continua atraindo cada vez mais gente para suas praias e luzes coloridas, e dá para entender a razão. A combinação de um clima de carnaval, descontração, areias brancas, piers com rodas gigantes, bondes fantasiados, música e mar é praticamente irresistível! A melhor época para visitar Blackpool é durante a festa do Illuminations. Da próxima vez que você for à Inglaterra pegue um trem para esta cidade e passe alguns dias lá. É um lugar tão divertido que até parece que foi inventado por algum Brasileiro...

 

A música desta página é Sacrifice, de Elton John.  Para interromper sua execução clique em X (parar).


Torre e Montanha russa de Blackpool

Mais informações sobre Blackpool: visitblackpool.com blackpool-illuminations.net